“Algoritmo” é um termo técnico que representa para um conjunto bem definido de instruções para a execução de determinada tarefa. É possível conceber um algoritmo como uma receita, um programa de computador, ou algum outro bloco de instruções (FELDMAN, 2012). De modo similar, um script pode ser compreendido como “uma série de instruções para um computador, executadas em uma ordem específica [...]” (OXFORD, 2023).
Os preceitos de Ciência Aberta e as recomendações da instituição GO FAIR, para dados localizados, acessíveis, interoperáveis e reutilizáveis prevê fatores que incluem a disponibilização de ferramentas digitais para cumprir os princípios que enfatizam a capacidade de ação da máquina e do ser humano (ou seja, a capacidade de encontrar, acessar, interoperar e reutilizar dados) oferecendo suporte computacional para lidar com os dados como resultado do aumento no volume, complexidade e velocidade de criação de dados, informações e conhecimento (GO FAIR, 2023).
Mais detalhadamente, esses princípios são categorizados como (GO FAIR, 2023):
O primeiro passo para (re)utilizar dados é encontrá-los. Metadados e dados devem ser fáceis de encontrar tanto para humanos quanto para computadores. Os metadados legíveis por máquina são essenciais para a descoberta automática de conjuntos de dados e serviços.
Assim que o usuário encontrar os dados necessários, ele precisará saber como eles podem ser acessados, possivelmente incluindo credenciais de autenticação e autorização se necessário.
Os dados geralmente precisam ser integrados com outros dados. Além disso, os dados precisam interoperar com aplicações ou fluxos de trabalho.
Para conseguir isso, os metadados e os dados devem ser bem descritos para que possam ser replicados e combinados em diferentes ambientes.
Portanto, nesta página são disponibilizados scripts e algoritmos utilizados para acessar, processar e disponibilizar dados, informações e conhecimentos produzidos e vinculados ao projeto RARAS.
Esses elementos são disponibilizados com o intuito de facilitar a reutilização de dados, informações e conhecimentos, assim como métodos e processos estruturados durante o desenvolvimento do projeto. Alavancando assim o potencial colaborativo de nossa rede de pesquisa e desenvolvimento.