A OMS contém mais de 8 mil profissionais, contando com os principais especialistas em saúde pública do mundo, abarcados cientistas, médicos, epidemiologistas e também gestores. Essa equipe coordena a resposta global às emergências sanitárias, previne doenças, promove o bem-estar e amplia o acesso aos cuidados de saúde.
É existente a “Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde” (CID). Nesse contexto, afirma-se que a Classificação Internacional apresenta a utilidade de realizar registros, assim como reportar condições de saúde e relacionadas à saúde, isso em todo o mundo. O CID assegura a comparabilidade dos dados digitais de saúde e a sua interoperabilidade. O CID abrange uma ampla gama de informações, incluindo doenças, condições de saúde e distúrbios.
Existem algumas revisões do CID, sendo que a RARAS adota a décima (CID-10) como uma das terminologias. DRs podem ser categorizadas de acordo com o CID-10. A CID-11, discutida no contexto de DRs, contém aproximadamente 5.5 mil DRs e seus sinônimos.